Parte dos processos de desenvolvimento de projetos e consultorias online de arquitetura ou design de interiores do meu escritório é a preocupação com a organização do ambiente. Manter a organização do ambiente é fundamental para garantir mais qualidade de vida, produtividade e bem-estar. Diversas investigações Há muito tempo a neuroarquitetura e a psicoarquitetura já ressaltam a importância da organização nos ambientes. E, para ajudar nessa tarefa, separamos quatro formas de manter a organização do seu ambiente de forma prática e eficiente.

01 – A origem da bagunça é o excesso

Antes de começar a organizar o ambiente, é importante avaliar a quantidade de objetos que você possui. Afinal, a origem da bagunça é o excesso. Por isso, a primeira coisa a fazer é eliminar o que já não se utiliza mais. Uma casa cheia de felicidade é composta apenas por objetos que geram felicidades em seus moradores. Todo o resto deve ser eliminado.

O minimalismo ajuda a reduzir a bagunça

02 – Móveis para guardar

Para manter o ambiente visualmente limpo, opte por móveis onde se possa guardar seus objetos. Eles podem ser utilizados para guardar roupas, livros, documentos, entre outros itens. Porém, tenha muito cuidado para que esses móveis não sirvam apenas de depósitos de objetos esquecidos. Lembre-se de manter a organização interna dos móveis e de não acumular excessos.

03 – Mantenha a limpeza

Manter a limpeza do ambiente é fundamental para garantir a saúde física e mental. Para muitas pessoas, a limpeza é algo muito difícil, mas é uma forma importante de favorecer a concentração e o descanso. É possível incluir essa atividade na rotina diária, criando hábitos que ajudem a manter a limpeza do ambiente.

04- Mantenha a ordem

A ordem é fundamental para garantir que os objetos estejam sempre no lugar certo. Para muitas pessoas, a ordem é menos importante do que a limpeza, mas a verdade é que as duas juntas fazem a combinação perfeita para liberar o estresse. Para manter a ordem, é importante criar hábitos que ajudem a manter os objetos no lugar certo, como guardar roupas e objetos logo após o uso e manter a organização das gavetas e armários.

Seguindo essas quatro dicas, você pode manter a organização do seu ambiente de forma prática e eficiente, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar. Lembre-se sempre de avaliar a quantidade de objetos que você possui e eliminar o que não é mais necessário, de utilizar móveis para guardar seus objetos, de manter a limpeza do ambiente e de manter a ordem dos objetos. Assim, você pode desfrutar de um ambiente sempre organizado e agradável. 

Para quem deseja ter uma casa organizada através da orientação profissional de um arquiteto, a consultoria em design de interiores é a melhor opção. Se esse for o seu caso, não duvide em nos contactar.